Tipos de sites: saiba quais são os 7 principais formatos
Sabemos que nos dias atuais é de extrema importância que uma empresa possua um site próprio, mas você sabe quais são os tipos de site que existem?
Existem diversos tipos de site e cada um pode ser usado para um determinado propósito. Sabendo disso, trata-se de você entendê-los e ver qual que se encaixa melhor na sua idéia de site para sua empresa.
Sendo assim, vamos direto ao ponto.
Qual o melhor tipo de site para minha empresa?
Acima de tudo, essa pergunta tem uma resposta muito particular. Depende muito de qual o propósito da sua empresa e do objetivo da criação do site.
Podendo esse site ser para vendas, apresentação da empresa, um ponto do contato entre o cliente e a empresa, uma forma de marketing e diversas outras funcionalidades.
Sendo assim, iremos com esse artigo tentar te passar o máximo de informações possíveis para que você possa tomar essa decisão.
Além disso, caso você entre em contato com um profissional da área de criação de sites, o mesmo irá lhe ajudar a achar o tipo de site que mais se encaixa com o propósito da sua empresa.
Ansiosos? Então vamos aos principais tipos de site.
1°Landing page
De forma bem simples, Landing Page são sites com uma única página apresentando produtos e serviços com o foco na conversão de vendas.
Sendo assim, o foco de Landing Pages é atrair clientes através de campanhas em mídias sociais e outras plataformas.
Os proprietários desse tipo de site utilizam links patrocinados e anúncios que te direcionam direto para essas páginas.
Além disso, através dessas páginas o cliente consegue ter uma visão detalhada da taxa de cliques e conversão de suas campanhas, isso lhe permite cada vez mais aprimorar suas campanhas e atingir seu público alvo.
2°Loja virtual
Conhecidos também como sites e-commerce, lojas virtuais é o tipo de site mais eficiente para efetuar vendas de produtos ou até mesmo serviços de forma online.
Além disso, esse tipo de site é a sua vitrine, é de extrema importância ter um site com uma aparência agradável e sem excesso de informações.
Do mesmo modo que, esse site deve ser responsivo e otimizado para smartphones, como informamos anteriormente em outras publicações neste blog, é de forma quase unânime que seus possíveis clientes acessaram o seu site por seus smartphones.
Acima de tudo, ter uma loja virtual é necessária extrema atenção e manutenção do site, a todo o momento você estará adicionando produtos, atualizando preços e fazendo promoções.
Em média, a criação de uma loja virtual tem um custo mais elevado por ser um tipo de site mais trabalhoso, tendo também um prazo maior para sua entrega.
3°Site institucional
Sendo um dos tipos de site mais utilizados por empresas, o site institucional tem como principal objetivo introduzir a empresa ao mundo digital.
Sendo assim, o site institucional não tem o objetivo de vender um produto ou serviço de forma direta na plataforma e sim criar uma boa imagem e relevância no nome da marca da empresa.
Vamos elencar abaixo os principais objetivos de um site institucional:
- Apresentar a empresa no mundo digital
- Mostrar os serviços da empresa
- Exibir o portfólio da empresa
- Ser um ponto de comunicação e feedbacks com os clientes
Além disso, por mais que não seja o foco do site, é possível a utilização estratégica de marketing em mídias sociais e links patrocinados, podendo assim atrair ainda mais potenciais clientes para o seu site.
4°Site dinâmico
Esse tipo de site é bem parecido com um site institucional, porém, com uma maior flexibilidade. Dessa forma, além de colocar a empresa no mundo digital, esse tipo de site permite uma maior inserção de marketing digital.
Logo, o conteúdo para esse tipo de site pode mudar bastante ao longo do tempo para se adequar às tendências do momento.
Bem como, é muito comum nesse tipo de site a criação de um blog. A utilização de um blog combinado com técnicas de SEO e Backlinks podem te deixar melhor rankeado no Google.
5°Site one page
Como o próprio nome já diz, site one page é um site de apenas uma página. Sobretudo, esse tipo de site tem a grande vantagem de ser altamente responsivo para smartphones.
Assim, esse modelo de site é muito utilizado por agências de marketing, escolas e universidades por transmitir uma linguagem jovem e atual.
Além disso, esse tipo de site apresenta uma navegação suave e intuitiva. Por se tratar de um site de apenas uma página.
O principal objetivo do site one page é passar as informações ao visitante de forma rápida e simples.
6°Hotsite
Hotsite é um tipo de site temporário. Assim, sites como esse tem o objetivo de atender campanhas de marketing e lançamentos de produtos.
Esses sites são responsáveis por gerar um interesse prévio em potenciais clientes antes do lançamento de um produto ou serviço.
Por conta disso, esse tipo de site é muito utilizado pelo setor automobilístico e também é muito utilizado por criadores de conteúdo para promover cursos e outros diversos infoprodutos.
7°Portal
Os portais trabalham como agregadores de conteúdo. Eles não têm uma única função e estão em constante mudança, conforme as atualizações e tendências do momento.
Esses sites são muito utilizados como portais de notícias, por esse fato, estão entre os tipos de site mais acessados diariamente por causa do volume de informação.
Porém, um portal pode ser voltado para diversos outros assuntos interessantes como, por exemplo, a educação.
Conduzir um site com tanta informação não é uma tarefa fácil, por conta disso, muitos proprietários de sites acabam terceirizando partes do gerenciamento do portal.
A grande parte dos portais contratam funcionários e freelancers que elaboram as notícias para manterem o site constantemente atualizado em vários tópicos e nichos da informação.
Conclusão
Para finalizarmos, como vimos nesse artigo, há diversos tipos de sites e cada um possui o seu propósito e funcionalidade.
Sendo assim, é de extrema importância que você tenha em mente qual a finalidade que você deseja para o seu site.
Está interessado na criação de um site próprio? Clique aqui para entrar em contato comigo, vamos começar esse novo projeto juntos.
Clique aqui, se quiser saber um pouco mais do meu trabalho.