Site Profissional: 6 Requisitos para um site profissional
Nos dias atuais, ter um site profissional não se trata de um luxo e sim de um investimento necessário para ser um diferencial no mercado.
Nesse artigo iremos abordar os principais e mais importantes requisitos que seu site deve cumprir para ser considerado do mais alto nível.
Sendo assim, sem mais enrolação, vamos direto ao ponto.
O que é um site?
Principalmente, site é agrupamento de páginas da web organizadas e localizadas em um servidor na rede. Esse site pode conter informações sobre determinado nicho e conteúdo escolhido, posts com textos e imagens.
Para que serve um site?
Acima de tudo, Um site pode ter diversas finalidades que podem variar desde páginas de apresentação do seu conteúdo e de sua empresa até páginas para contato e vendas. No caso de empresas, é utilizado para alcançar novos clientes e promover a marca.
Por que você precisa de um site?
Por vezes, como já falamos anteriormente nesse blog. Ter um site irá lhe introduzir na ferramenta mais utilizada nos dias atuais, O Google. Possuir uma presença digital pode se tornar o diferencial para sua empresa em relação aos concorrentes
Vamos aos principais requisitos para o seu site ser considerado profissional.
1°Requisito para ter um site profissional: Certificado SSL
Quando tocamos no assunto do certificado SSL, estamos falando de segurança para o seu site. Passar para o possível cliente que ele está seguro acessando as suas páginas.
O que é Certificado SSL?
Certificado SSL é um certificado digital que autentica a identidade de um site e permite uma conexão criptografada. O termo “SSL” significa “Secure Sockets Layer”, um protocolo de segurança que cria um link criptografado entre um servidor Web e um navegador Web.
Portanto, com a instalação do Certificado SSL em seu site, a URL do seu site passa de HTTP para HTTPS e exibe o símbolo de um cadeado para sinalizar a segurança do site.
Por que utilizar um Certificado SSL?
Primeiramente, passar credibilidade para o seu potencial cliente, ele saber que está seguro acessando o seu site é de extrema importância. Com o Certificado SSL o Google irá rankear melhor o seu site.
Além disso, algumas funcionalidades que você pode querer utilizar no futuro, como por exemplo; Google Ads, exigem que você tenha um Certificado SSL para ser aceito na plataforma.
2°Requisito para ter um site profissional: Ter um domínio adequado
O que é domínio?
Domínio é o endereço de um site na internet, exemplo: “www.fulanodetal.com.br”.
Como conseguir um domínio?
Existem diversos sites na internet na qual é possível adquirir domínios a preços super acessíveis, tais quais podem custar até R$30,00 por ano.
Deixo a dica aqui do site GoDaddy.com
Qual a importância de um domínio?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o domínio do site não influenciará tanto assim na sua presença digital e na forma na qual você é encontrado.
Porém, é de muita importância que você tenha um domínio que remeta o nome de sua empresa ou o seu segmento para passar uma maior credibilidade e fazer mais sentido com o todo o conteúdo do site.
3°Requisito para ter um site profissional: Boa performance e responsividade para mobile
Na questão de rankeamento, ter um site que carregue rápido e que tenha uma fluidez de navegação tanto no desktop quanto para mobile lhe ajudará a ficar melhor colocado no Google.
Possuir um site responsivo e otimizado para smartphones é de extrema importância.
Afinal, como já destacamos em posts anteriores. 99% da população no país está conectada por smartphones, sendo que 58% da população acessa a internet apenas por smartphones.
4°Requisito para ter um site profissional: Criação de Conteúdo
Possuir um blog pode ser mais um diferencial para o seu site. O objetivo de um blog é publicar artigos e matérias de assuntos ligados ao campo de atuação da empresa proprietária do site.
De modo que, essas publicações tragam dicas e informações relevantes para os seus potenciais clientes.
Utilizar técnicas de SEO com uma combinação de técnicas de backlinks nas suas publicações é a maneira mais eficiente de rankear bem o seu site.
Além do mais, quantos mais posts seu blog tiver maior a possibilidade do seu site ser encontrado por potenciais clientes.
5°Requisito para ter um site profissional: Integração com mídias sociais
As mídias sociais mudaram a forma de comunicação entre os clientes e as empresas. Por esse motivo, é essencial introduzir links em seus posts e botões ao longo do site que direcionam para suas mídias sociais para facilitar a vida do cliente e para ele ter ainda mais acesso e informação sobre você.
O objetivo é transformar essa interação em uma agradável experiência ao cliente e facilitar caso o cliente queira compartilhar alguma informação interessante e o seu trabalho para um amigo.
6°Requisito para ter um site profissional: Experiência do usuário
A experiência do usuário se refere às percepções do usuário perante todas as interações que ele tem com um produto ou serviço e nesse caso o seu site.
Ter um suporte eficiente com um bom atendimento lhe dará muitos pontos com esses potenciais clientes.
Além disso, ter uma área para feedbacks e mensagens deixará a empresa ainda mais próxima do cliente.
Criando assim, uma ligação entre o cliente e a empresa podendo posteriormente tornar esse, um cliente fiel e ativo da empresa.
Está esperando o que para ter o seu site próprio?
Agora que já entendemos os principais requisitos para ter um site profissional, e a importância de cada um.
Que tal criarmos o seu site? Clique aqui e vamos começar esse projeto juntos!
Quer saber mais sobre o meu trabalho? Clique aqui e veja um pouco do meu portfólio.